Eu sou do tipo de rapariga que passa a vida a comer e engordar nada. Bem mas também as vezes todas que como não são em excesso, só mesmo para matar o bichinho na barriga e aquela vontade enorme de comer porcarias, que me persegue ahahah (doces, bolos, chocolates, etc.).
Mas agora finalmente existe alguém que decidiu colocar no seu blog umas boas dicas de como engordar de uma forma saudável. Quem deu essas dicas foi a nutricionista Maria Santana Lopes.
Então para aumentar de peso é preciso, diariamente, ter uma ingestão de calórica superior ao gasto de energia. A ideia é aumentar a ingestão de calorias, já que é importante continuar a actividade física para um aumento de peso saudável. Ganhar peso através de massa magra (massa muscular) e não através de massa gorda, que vai trazer problemas de saúde associados ao seu excesso.
Normalmente, as pessoas com dificuldade em aumentar de peso são pessoas com um metabolismo acelerado. Ou seja, gastam mais energia para fazer as mesmas coisas que uma pessoa sem dificuldade para ganhar peso faz.
O ideal é procurar a ajuda de um profissional, que possa ajudar a fazer um plano alimentar de uma forma equilibrada.
Começar por adicionar de 500-1000 calorias a mais do que aquelas que se gasta no dia a dia, e dividir a dieta diária em 6 a 7 refeições por dia, de maneira a comer de 3 em 3 horas aproximadamente.
Para se atingir este número de calorias é preciso fazer mais refeições ao dia, com mais quantidade em cada uma do que aquilo que é habitual fazer.
Não beber muitos líquidos às refeições para não encher muito o estômago com água.
Ao almoço e ao jantar, comer a sopa de legumes e a salada no fim das refeições, para não se ficar sem fome para o prato principal. Não deixar de as comer, porque são uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Assim, come-se os alimentos calóricos em maior quantidade e deixa os com menos calorias para o fim da refeição.
Se se comia uma colher de arroz ou 1 batata, tentar dobrar essa quantidade.
Se ao pequeno almoço comi-se fruta acrescentar mel. Ou se comia iogurte tentar acrescentar cereais e mel também.
Planear sempre os seus lanches do meio da manhã e do meio da tarde, para nunca se deixar de os fazer. E fazer sempre uma ceia antes de ir deitar também.”