segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MODALISBOA PULSE

MODALISBOA PULSE

Nos passados dias 11, 12, 13 e 14 de Outubro de 2012, a ModaLisboa esteve de volta ao Pátio da Galé para apresentar as colecções primavera/verão 2013 dos principais criadores de moda nacionais.

PULSE é o tema da próxima edição e traduz o ritmo frenético de uma indústria em constante mudança.

PULSE porque a ModaLisboa é vital e marca o ritmo da moda nacional. 

PULSE porque a moda é um movimento contínuo, ininterrupto, que atrai e seduz inevitável e arrebatadora-mente.

PULSE
 vai-nos acelerar o batimento cardíaco, numa semana onde as emoções são levadas ao limite, enquanto aguardamos as novidades do próximo verão. 

PULSE vai ditar tendências com as propostas dos designers portugueses, consagrados e jovens promessas que mais uma vez integram a plataforma LAB.

PULSE porque o nosso coração bate mais forte quando falamos de moda.

MODALISBOA PULSE a marcar o ritmo da moda em Portugal.

E para não perderem nem um pouco do que se passos por lá aqui fica um resumo e a minha opinião pessoa.


A modalisboa este ano começou com o desfile do estilista 


Ricardo Preto

000724013RIGHT NOW

Toda a primavera/verão é um tempo de renascimento. Novos picos de alegria são esperados e ansiados. A natureza é jovem, brilhante e fresca. O antecipar e planear de uma estação favorita... Imaginamos umas criaturas ágeis de movimentos contidos. À medida que se aproximam percebemos as suas silhuetas longas, geométricas, misteriosas de contornos acentuados e justos. Vêm de encarnado, branco, verde, laranja, preto, em direcção ao futuro… Talvez em alguma missão secreta.





White Tent

Esta coleção foi inspirada nos Jogos Olímpicos de Londres. Fomos atraídos por tecidos que refletem este espírito, pela energia e movimento que o desporto tem. A cerimónia de abertura concebida por Danny Boyle foi muito inspiradora. O simbolismo do ato de passar a chama olímpica aos sete jovens atletas, este passar do testemunho do futuro aos jovens foi um momento incrível. Acreditamos que o mesmo está a acontecer a nível de design e que este positivismo tem que ser o motor propulsor para este momento de mudança que estamos a viver.

CORESVerde, amarelo fluorescente, coral, bordeaux, cinzento azulado, bege, branco, azul

MATERIAISSeda, algodão orgânico, linho, poliéster.



Filipe Faisca

CONCEITO- LIMITESILHUETA- Clássico ao limite
MATERIAIS- Mousseline, georgette, duplo crepe, jersey em seda. Jersey de viscose. Cabedal


Criador - Filipe Faísca
Assistente de Moda - Filipa Térrio
Designer Têxtil - Veronique Demeffe
Hairstylist - Griffe . Helena Vaz Pereira
Make Up  artist - Antónia Rosa
Coreografia - Isabel Branco
Banda Sonora - Paulo Seabra
Patrocínio - Triumph Internacional Portugal

Agradecimentos, Air Berger, André Ópticas, Associação ModaLisboa, Cláudia Faísca, Caue dos Santos, Deolinda Bastos, Isabel Duarte, Lola Matos, Lurdes Pereira, Mirian Fernandes, Rita Medon, Sanobar, Muradova. 






Janis Dellarte

JANIS DELLARTE, pseudónimo de Maria Ana Duarte Silva, é estudante de Mestrado em Knitwear no Royal College of Art, em Londres.

Deformação e Mutabilidade inspiram o seu processo, que procura traduzir em peças de vestuário as ideias de degeneração e deformabilidade, manifestando-se na fusão entre acessório e roupa. O resultado final traduz-se em elementos que transformam o corpo humano, atribuindo-lhe novos significados e levantando a questão - tem a roupa de nos tornar mais bonitos?

Esta apresentação, mais do que exibir peças na sua forma final, tenta ilustrar o processo criativo da designer/artista através de diversos formatos de apresentação. É uma tentativa de recriar não só a sua inspiração, como também o seu processo de trabalho. O conceito é apresentar ideias, mais do que peças de roupa.






Alexandra Moura

ALVO
iça a pedra e por isso / tira tira tira, qualquer leveza maldita / tiro na pedra no olho do espasmo tão leve, transparente / olho por olho, com cada pedaço de pedra e de ouro / iça a pedra e pôr isto / acima de qualquer suspeita — (tudo e todos) — entre qualquer branco são, estão: dois pares de meia mais a cabeça inteira / feixe luminoso em busca do sublime! / ah, dia de branco sobre branco, dia da fera / ah, fosse qualquer leveza maldita, / — qualquer fosse a primavera

SILHUETA
A silhueta desta coleção é composta por linhas retas e simples, escorridas mesmo, que se confrontam com detalhes mais volumosos e românticos. O contraste da transparência e da opacidade na silhueta cria uma sensação fria mas envolvente, além de uma forte componente técnica ao nível da modelagem e do corte.

TECIDOS
Algodão, Linho, Tule, Jersey, Devoret, Ganga

CORES
As cores da coleção são o branco alvo, cru, cinza pedra e diferentes tons de azul.

CALÇADO
Alexandra Moura + Goldmud




Pedro Pedro


HERE COMES THE SUN 
Modernidade e romantismo. As linhas inspiradoras recuam aos anos 70 e 80. Look hand craftedvagamente Folk, conjugado com técnicas de estampagem gráficas e geometrizantes. Elegância casual, alegria e nonchalance.

Optou-se, em termos de silhueta, pelas formas soltas, longas e fluidas em contraponto com peças mais severas e rígidas. Linhas minimalistas são enriquecidas por colchetes metálicos e aplicações bordadas. Folhos rígidos e simples decoram peças de inspiração romântica. Acrescem ainda tricots grossos artesanais em denim e sedas, estampados de aspeto gráfico naif e riscados handmade.

A paleta de cores é versátil e inclui o branco, cinza, preto, vermelho, azul e azul água, salmão e prata.

Nos materiais optou-se pelos algodões, linhos, crepes, cupros, denim e sedas.

Destaque para os acessórios: sapatos em parceria com a marca Basilius em peles claras de aspeto rústico com aplicações metálicas, botas de verão e malas em pele e em tecido.




Os Burgueses

SAGRADO SEBASTIÃOUma Ópera para o Novo Mundo 
D. Sebastião I é Cultura Pop!

E se um dia ele aparecesse mesmo por entre o nevoeiro? Na praia, ouviríamos o som das ondas e a paisagem assemelhar-se-ia a construções industriais fundidas na natureza orgânica. Este cenário ser-nos-ia apresentado como o Novo Mundo. Diríamos que era verdade a insensatez daquela paisagem. Do nevoeiro surgiria uma luz e perguntaríamos: “És tu Sebastião? Vieste para nos salvar?” Mas teria chegado demasiado tarde pois na esperança da sua vinda acabámos por nos salvar sozinhos.
O futuro sou seu, és tu e juntos construímo-lo aqui, agora... hoje!

Eleutério e MiaDireção Criativa

REFERÊNCIAS A armadura de D. Sebastião I, o futurismo industrial e o trabalho fotográfico de Kim Høltermand.

MATERIAIS E CORES Tafetás de algodão em tons de verde e laranja flúor, sarjas de algodão em cinza-terra e rosa-goiaba, peles sintética em branco sujo e salmão, malhas jersey em laranja mesclado e amarelo flúor e licra micro-perfurada cor-de-pele.




Luís Buchinho

Inspirada nos elementos da linguagem moderna da arquitetura, a coleção para o verão 2013 apresenta formas geométricas puras, assimetrias, efeitos gráficos em planos contrastantes numa estética focada nos detalhes de construção e no rigor técnico.

Algodão stretch, viscose, tafetá,chiffon e cetim de seda de diferentes densidades e texturas criam linhas retas, formas estruturadas sofisticadas e femininas trabalhadas em cortes anatómicos e acentuadas pelo uso de micro-plissados.

O brilho de materiais metálicos como o cobre e o aço e os tons terra e siena da madeira produzem uma paleta quente, luminosa e saturada, marcada por magenta, rosa, coral, laranja e vermelho. A cor serve a forma, tanto nos estampados como usada em bloco, em contrastes de saturação.

É uma coleção forte, cosmopolita, gráfica, elegante, feminina e intemporal como o é a estética Luís Buchinho.

ACESSÓRIOS
Sapatos: Egídio Alves




Valentim Quaresma


KALEIDOSCOPE

O caleidoscópio como um objeto fetiche de inspiração.Formas e texturas em 2D transformadas em 3D através de métodos de repetição e simetrias.
Sobreposição de colares formando padrões caleidoscópicos, formas futuristas impostas num espírito medieval, peças que se transformam e que se adaptam a diferentes partes do corpo originando diferentes leituras e diferentes maneiras de usar.

MATERIAISAcrílico, latão, metais de liga leve, fibra óptica, vidrilhos.
CORES Preto, branco, titânio




Ricardo Andrez

A repetição e a uniformização como dispositivos geradores ou diluidores de identidade observa-se perto, observa-se a perder de vista. O aqui e agora da utilização do uniforme e do discurso repetidos espelha-se ontológico e infinito para trás de nós oraculando o futuro.

Todo o espetro tem limites. Aqui, nesta fronteira, homens e mulheres: as mesmas formas, as mesmas cores, os mesmos detalhes intrinsecamente práticos. Ao longe, outra fronteira: ninguém é como ele. Ninguém é ele, ninguém tem as cores dele, as formas dele, os detalhes dele e (vamos mais longe) o cheiro dele, o brilho dele, a lentidão ou a rapidez dele, a maneira como fixa as pernas no mundo ou agita a cabeça contra o céu. Igual nos dias. 
Ação física, função específica, utilidade, proteção e o homem que se esboroa sobre os outros.
Ego, iconografia, estética, idiossincrasia e ele sentado na infinidade, longe da multidão.



MMC Design Studio (guest designer)


As inspirações da MMC são sempre determinadas pelos tecidos. Desta vez, a dupla de designers pesquisou diferentes texturas: jacquards de seda e chiffons transparentes são misturados com tecidos técnicos e malhas (especialmente desenhadas para esta coleção), nylons extra finos e viscoses. As cores base preto e branco são gradualmente complementadas com amarelos, violetas, rosas claros e tons de cinza. A MMC inspirou-se em clássicos, misturando os anos 40 com o desporto e o estilo excêntrico de PJ Harvey.



Ricardo Dourado

WEST MEET EAST


Cia. Marítima

O cenário paradisíaco e as praias deslumbrantes do Havai serviram de fonte de inspiração para a colecção verão 2013 da Cia. Marítima. Os padrões exclusivos e os designs únicos, sempre presentes nas colecções da insígnia, combinam uma vez mais conforto e sofisticação, uma característica da marca. 

O extraordinário estilo de vida Cia. Marítima está patente em todos os detalhes da colecção como nos bordados, presentes nas sedas, nos vestidos floridos e nos sarongues. 
Os padrões tropicais são predominantes e aparecem, em diversas cores, conjugados a imagens em cores sépia das ilhas do Pacífico. Com um toque pop e jovem, o padrão com cavalos-marinhos é um dos hitsda estação e surge em duas variantes. 
Lenços em seda aparecem unindo fatos de banho e biquínis, jogando com os materiais de forma a tornar os looks mais sofisticados. Modelos em cores lisas são destacados com o coral, o amarelo, o azul turquesa, o rosa e o azulão. 
As peças em jacquard, com fios de lurex, feitas à mão e aplicadas à Lycra, são as peças chave da Cia. Marítima para o verão de 2013. 
Os acessórios exclusivos complementam e fazem a diferença nos looks, como as malas em camurça em tamanho maxi, com alças feitas dos lenços. As bijutarias com fios de seda, desenhadas pelo célebre designer de joias, Hector Albertazzi, dão extra charme às peças da coleção. Looks perfeitos são assegurados também pelo calçado Fernando Pires e os óculos Ventura, ao estilo dos anos 70, em cores fortes e padrões únicos. 



Lidija Kolovrat


A PRIEST IS GOING TO A WILD PARTY 
Vivemos num mundo paralelo com simbolismos religiosos regentes.
A primeira ideia acerca da colecção foi inspirada pela missão Católica de Portugal para o Japão no séc. XVI, responsável pela arte Namban.
A intenção foi questionar o maior símbolo religioso, largamente usado e adorado.
Visão e pensamentos precisos foram usados para criar tecidos que oferecem à coleção uma ambiência especial, recreando ornamentos e conduzindo-os, através de uma referência católica, a composições de imagens inspiradoras. Todos os elementos foram explorados para criar padrões em digital print, e os motivos figurativos sofreram um processo de abstração com explosão de cores vibrantes e jogos de escalas, acentuados por azuis nocturnos, ouro natural e vermelho.
Os materiais flutuam entre elementos estruturais, construindo uma silhueta indefinida, de acordo com o movimento natural e cortes no tecido.

As ideias conduziram o processo de criação: putting the head through the cross, shape on flat, to cross with a cross…

A CRUZ !!!
A Priest is going to a wild party...
AMEN
- “We are making clothing for people that want to wear humanity in a funny way”.



Nuno Baltazar


L’AMOUR FOUA coleção verão 2013 Nuno Baltazar é um exercício sobre a interpretação pessoal do universo íntimo de Yves Saint Laurent e do seu companheiro de mais de 50 anos, Pierre Berger.Dos primeiros anos em Paris até aos jardins de Marjorelle, em Marrakech, a coleção viaja por influências culturais, cenários, retratos, amigos, a coleção de arte e pelos equilíbrios e contrastes que marcam as memórias de Berger.Os looks refletem contrastes, silhuetas equilibradas e desconstruídas, estruturadas ou nervosas, oscilando entre peçasdemi-couture e easy wearday wear ou sofisticadas, sempre com forte caráter feminino.Silhuetas linha H, Y e cocoon em diferentes comprimentos e estruturas. Destaque para o volume de mangas, cavas e estruturas em drapping.
Seda natural em prints digitais zebre e leopardo, jacquards animais, algodão e viscose em estruturas diagonais, crepe ou cetim.A paleta é reflexo dessa viagem tendo em Marrakech o principal foco. Rosas em diferentes tonalidades, meloa, preto e marfim, amarelo poudré, coordenações metálicas e azul noite, marinho e azul marjorelle.Pele de cobra, peles espelho, bamboo e pedras naturais acentuam a tónica safari e deco deste tão rico universo.




adidas

Destaque para as silhuetas e tendências de inspiração na década de 90.

Na primavera / verão 2013, a coleção adidas Originals oferece um conjunto de peças dedicadas as todas as ocasiões do dia a dia através de novas silhuetas progressivas, bem como uma série de peças clássicas com novas interpretações. A pensar nos fãs da marca que já iniciaram um vida profissional, adidas apresenta a Originals Blue Collection, um conjunto de peças Premium, para um público mais maduro, fã da marca e seguidor das tendências de moda.

Os destaques da coleção situam-se nos padrões gráficos e em silhuetas dos anos 90, bem como em reintroduções de modelos de calçado e peças de vestuário icónicas agora elaboradas com novos materiais e detalhes de design inéditos.







Saymyname


PATHOVAR 
Ciência é cool, e permite-nos ver beleza onde menos esperamos.

Fornece-nos opções práticas para mudar estilos de vida e transporta-nos para um mundo de riqueza visual bioquímica que no passado era apenas fantasia, mas que agora é real e desejável numa nova estética.

Os efeitos visuais gerados pelos padrões das bactérias vistas ao microscópico, inspiram esta coleção nos cortes múltiplos, nas linhas geométricas e na mistura de tecidos em silhuetas minimais. Peças rígidas reúnem grandes aberturas nas costas e falhas de tecido em todos os lugares. Alguns apontamentos inspirados nos espartilhos.

CORES
Predomina o branco. Verde royal, verde palma, padrões de bactérias, coral e preto.

MATERIAIS
Rede de algodão, malhas modal com mistura, franja allover, neoprene, nylon a fazer lembrar couro e lantejoulas em toda a parte como uma nova interpretação de luxo democrático.





Vítor

REBORN 
Depois da morte e durante o processo criativo que encerra esta trilogia de conceito que explora o lado biográfico que representa o imaginário da marca. Com a liberdade que se sucede à morte explora-se um mundo imaginário cheio de possibilidades e com uma liberdade extrema. A recriação da vida antes mesmo da coleção é uma questão absoluta.

A conclusão que se sucede é uma coleção de anti conceito que é o desenvolvimento de um lifestyleantes do vestuário. Cria-se um mundo repleto de unicórnios e arco íris sem qualquer tipo de justificação. Os materiais seguem a estética da marca com o crochet a substituir a presença forte do tricot na estação passada e o jersey a ser trabalhado e explorado numa imensa diversidade de cores e padrões que remetem para esta nova vida.




Aleksandar Protic

Como base para inspiração serve a personagem feminina e a atmosfera da banda desenhada do desenhador EnkiBilal. A coleção descreve uma personagem herói. Herói, uma espécie de guerreiro, que está dentro de todos, que luta pela paz entre dois mundos, exterior e interior.
MATERIAISPele, sedas, linho.
CORESPreto, castanho, dourado, prateado, branco.



Nuno Gama

O PRÍNCIPE REAL

Regeneramo-nos na democratização do luxo e no recente desembarque à Internacional Lisboa num contato mais cúmplice com o nosso cliente real. Simplificámos o guarda roupa reduzido tanto pela estação como pelas novas exigências, mas com o limite na dualidade entre o prático Vs elegante. O estilo elitiza-se em códigos cada vez mais restritos, circunscritos ao lifestyle destes novos Monarcas UrbanosPrincipescamente vestidos para desarmar todo e qualquer foco, desde que de seu interesse, bastando para isso – quererem. Porque sabem que está tudo poderosamente nas suas mãos...

Como reação ao momento atual surgem-nos estes novos Príncipes, moldados ao novo contexto. Preparam-se fisicamente para a batalha que se avizinha e revelam audácia nesta nova aristocracia do Gosto. Por entre nobres misturas cirurgicamente combinadas num desafio otimista e consciente do poder da sua imagem fazem disso uma muy nobre cruzada.

Os materiais distinguem-se por entre contrastes de baço/brilhante e os valores seguros das fibras naturais em justaposição da tecnologia. As lãs puras ou em misturas sofisticadas enamoradas da natureza dos algodões e do charme pela performance dos novos tecidos tecnológicos garantem a epopeia abrilhantada pelos acessórios e detalhes obrigatoriamente requintados.

Os volumes continuam próximos de um corpo - perfectu, que enfatiza a sua excelente compleição física sempre atentos à linha (in)visível de um chique q.b. numa vaidade cuidadosamente négliger....
Num verdadeiro stripe me uppartimos da clarividência gráfica doPreto e da abençoada luz Brancade Lisboa para uma paleta objetiva onde a nobreza do Marinho emerge Imperador: evocamos uma força atlântica de onde tantas vezes já partimos reforçados na esperança de que nos possamos surpreender na tomada de consciência daquilo em que acreditamos e na vontade de o compartilharmos no mundo.
Como eternos turistas Lisboámos e redescobrimos a cidade que aos nossos olhos se engalanou, surpresos reapaixonámo-nos por todo o imaginário urbano ao ponto de o queremos homenagear num apelo ligeiro e divertido ao nosso orgulho...

Com esta coleção e com todo o meu carinho, agradeço uma vez mais oAmor Incondicional com que fui bafejado e o legado do meu pai - saudades. Beijo a minha querida mãe. Abraço mais uma vez a minha Maria Gamita, Família, amigos e clientes que durante 26 anos esperaram o meu regresso a casa e que me receberam de braços abertos e para poder dizer de novo Amo-te.
Obrigado, pela maravilhosa Viagem a bordo da GamairLines

É nesta poesia apaixonada no amor com que olhamos a vida e na forma como agradecidos sorrimos, que revelamos a nossa natureza Principesca.




Marques Almeida

Mantendo-se fiel à identidade desenvolvida pela marca ao longo das últimas coleções, esta estação tem como principal influência uma pesquisa sobre o final dos anos 90 e início dos 2000.

Mantém-se o ambiente grungeque carateriza a estética da marca, desta vez com destaque ao uso de vestidos longos e fluidos coordenados com calçado abotinado, lookcaraterístico da época. Desdobra-se em silhuetas, traduzindo-se no contraste entre a rigidez do denim e a leveza de vestidos longos e frescos, que não perdem o aspeto cru e effortless tão típico da rapariga Marques´Almeida.

Os anos 2000 trouxeram-nos mudanças na paleta escolhida, e por isso esta vai ser uma estação marcada por tons como o índigo, azul claro, cinzento e desdobramento de tons de verde, branco e lavanda.No que toca aos materiais, esta coleção é a continuação da exploração de elementos já anteriormente introduzidos, como as malhas, os chiffons, e claro, o denim. Desta vez coordenados de forma a que toda a coleção respire o mesmo ambiente raw sem perder avibe naughties de onde surgiu toda a inspiração.Existe uma ligeira mudança de ambiente mas não de filosofia, pelo que o objetivo continua a ser um look jovem, descontraído e acima de tudo, espontâneo.



Dino alves


EMBRULHO DA ALMA

Inspirada em imagens como as de espaços desabitados, salas, salões, casas, palacetes, fechados ou em fase de mudanças ou obras, em que os móveis, lustres, objetos decorativos se encontram cobertos, embrulhados e protegidos com panos brancos, ou lençóis, ou mesmo nas obras de arte do artista plástico Javacheff Christo que ficou conhecido precisamente por embrulhar objetos, edifícios, coisas.

Nesta coleção crio peças de roupa que sugerem essas imagens. Corpos embrulhados, preparados para a mudança, cobertos com panos, protegidos do que o tempo lhes pode causar. O corpo como embalagem de emoções, sentimentos, mágoas, alegrias, conhecimento, sabedoria.
DETALHES
Multiplicação de godés, godés franzidos, novas proporções, efeito arrepanhado, amarrado, efeito riscas desconstruídas, aplicações de pele.
MATERIAIS
Organza texturada, seda, popeline de algodão, marocains, cetins, brocados lamé, detalhes em pele.
CORES
Branco, preto, verde gelado menta, verde garrafa, castanho chocolate, nude, azul bebé, cinza, amarelo, rosa, coral, etc
SILHUETA
Fluida e rígida na mesma silhueta, irregular e austera.
STYLING
Novo romântico, novas proporções.




Miguel Vieira

PERFUME
Culturas exóticas e paisagens idílicas de cortar a respiração.
Mergulhar nas águas cristalinas das Caraíbas, caminhar nas areias brancas dos Barbados ou, simplesmente, contemplar o magnífico pôr do sol na Amazónia, provoca uma mistura de sensações.
Verdadeiros paraísos de luxo e requinte, preenchidos com uma paleta de cores vibrantes que nos despertam os sentidos, como se das notas de um perfume se tratasse, resultando em aromas exóticos e sensuais.
Pássaros em tons cítricos, selvas misteriosas pinceladas de leveza e frescor das flores tropicais, lagoas paradisíacas com cascatas de água, areias brancas com palmeiras de fundo, são os cenários perfeitos para um verão que desperta energia e sensualidade.
CORESBranco Neve; Preto Caviar; Areia Sahara.Cores Cítricas: Rosa Quente, Verde Lima e Laranja Sol.
SILHUETAPara Homem, peças trabalhadas em base de alfaiataria. Para Mulher, jogo de volumes entre peças estruturadas e peças mais casuais e soltas.
MATERIAISLantejoulas; lantejoulas néon em base de seda; tecidos jacquard com estampados geométricos e florais; tecidos lisos e listrados de cores vibrantes; algodão; tecidos de camisaria; tecidos de alfaiataria; e tecidos gravateiros.